0

Economia Doméstica

.. 13 de ago. de 2010

Requeijão Caseiro

Ingredientes:
- 500ml de leite
- 3 colheres (sopa) amido de milho
- 1 colher (sobremesa) sal
- 100grs de manteiga
- 10 colheres (sopa) creme de leite
- 250grs de ricota
Modo de Preparo:
Dissolva a maisena em um pouco de leite. Acrescente o restante do leite, o sal e leve ao fogo para engrossar, sem parar de mexer.
Deixe amornar e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes por aproximadamente 3 minutos.
Rendimento: 3 copos
Custo aproximado: R$5,20 a R$5,50 (toda a receita)




Dica para economia domestica.


Em tempos de crise devemos economizar. Se seu orçamento familiar não esta dando ate o final do mês. Se no momento você esta passando por uma fase crítica. Você teve um imprevisto e o dinheiro não esta dando ate o final do mês. Aqui vai algumas dicas para você balancear seu orçamento domestico. São pequenas dicas, mas faz diferença. Lembrando que são medidas temporárias. Somente por um tempo até você sair do sufoco.




  • Se sua máquina de lavar, enxágua mais de uma vez. Minha dica é: Programe para lavar apenas uma vez. Se sua máquina é digital o melhor é você marca o horário que iniciou e o momento em que a máquina vai fazer a 2 lavagem. Marcando o horário você pode fazer outras coisas e no momento exato é só você colocar a maquina para centrifugar. Exemplo a minha maquina gasta 1 hora e meia para iniciar a 2 lavagem. Se iniciar às 9 horas às 10 e meia é a segunda lavagem. Então fico de olho no relógio. Fazendo assim você vai economizar luz e água. Antigamente todas as máquinas lavavam somente uma vez, e as roupas ficavam limpas 


  • Quando for fazer o café. Marque o tempo. Pois é comum a gente colocar a água no fogo e ela ferver mais do que o necessário. Então minha dica é: Para fazer uma garrafa de 1 litro. Gasta 10 minutos tampada em fogo alto. Assim você economiza gás. Parece algo simples, mas no final do mês faz diferença.
  • O melhor é comprar um bom pó de café. Não compre o mais barato. Nem sempre economizar no preço é vantagem. Dê preferência aos Fortes e Extra Forte.  Para um litro de café gasta de 3colheres de sopa cheia e meia e o café fica com o mesmo sabor e cor ate o fim e não termina ralinho. Com um pó barato você deve gastar 5 colheres cheia e quando tiver terminando de passar no finalzinho já esta ralinho. Você economiza e ainda ganha sabor. 
  • O mesmo para o arroz. Um arroz barato não rende. Um arroz de boa qualidade rende bastante. Se você usa 2 xícaras com um bom arroz no mais barato usara 3 xícaras..
  • Detergente tbém. Um bom detergente você coloca pouco na bucha e lava bastante. Já um mais barato é ralo e você acaba usando mais. Se você compra 4 vidros por mês, com um de boa qualidade você gastará 3.
  •  
  • Outra dica é: Para cozinhar meio pacote de feijão gasta entre 25 a 30 minutos depois que começar a chiar. Na correria do dia a dia, colocamos o feijão no fogo e desligamos quando percebemos que já tem bastante tempo que esta chiando e então deduzimos que já esta bom. O que acontece! O feijão cozinhe alem do necessário e gasta gás. O ideal é olhar de 15 em 15 minutos. Mas na pratica não funciona. Porque estamos aproveitando este tempo para fazer outras coisas. Mas se marcamos o tempo que iniciou a fervura saberemos quando ele vai estar pronto. Se marca a hora todas às vezes no final do mês vai fazer a diferença. E você vai dizer o meu gás este mês esta demorando para acabar porque será? Você vai lembrar que não deixou a água de café ferver alem do necessário e que o feijão não cozinhou além do necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Para usar os emoticons, basta digitar o sinal que esta ao lado da carinha.
Os Emonticons não aparece na visualização.
Somente depois de postado.

Arte e Sabor / baseado no Simple | por © Costumizado por LayoutSay ©2013